O termo energia solar se refere à energia proveniente da luz e do calor do sol. É possível fazer seu uso a partir de diferentes tecnologias, como o aquecimento solar, energia fotovoltaica, energia termossolar. O aproveitamento da energia gerada pelo sol é hoje uma das alternativas energéticas mais promissoras, considerando que se trata de uma energia limpa e inesgotável.
É a energia obtida da conversão direta da luz em eletricidade (efeito fotovoltaico), sendo a célula fotovoltaica a unidade fundamental desse processo de conversão.
É um dispositivo fabricado com material semicondutor. As principais tecnologias aplicadas na produção de células e módulos fotovoltaicos são silício monocristalino e silício policristalino.
É uma unidade básica formada por um conjunto de células fotovoltaicas interligadas eletricamente, com o objetivo de gerar energia elétrica e se constitui na unidade comercial do gerador fotovoltaico.
A geração distribuída é a energia gerada junto às instalações dos consumidores, como os painéis fotovoltaicos em telhados, que geram energia a partir da luz solar.
O atual marco legal da geração distribuída está estabelecido na Lei 14.300/2022, de 06 de janeiro de 2022. Essa lei mantém as regras do sistema de compensação estabelecidas pela Resolução ANEEL 482/2012, para os atuais consumidores com geração solar e a transição dessas regras.
O Sistema de Compensação de Energia Elétrica permite que toda energia excedente gerada pelo consumidor injetada na rede da Concessionária (Neoenergia Pernambuco), é concedida na forma de empréstimo. Essa então volta para o consumidor na forma de créditos energéticos, os quais são utilizados para compensar aquela energia que foi consumida da Concessionária.
O Sistema de Compensação de Energia Elétrica permite que a energia excedente gerada através de um sistema solar, em uma casa ou estabelecimento, seja cedida à Concessionária (Neoenergia Pernambuco), acumulando créditos que serão utilizados para serem utilizados posteriormente.
O prazo é de 60 meses.
Foi a corrida espacial. A célula fotovoltaica continua sendo o meio mais adequado, em função de menor custo, peso e segurança, para fornecer a quantidade de energia necessária para longos períodos de alimentação de equipamentos eletrônicos no espaço.
A principal causa da redução foi devido ao rápido aumento da produção chinesa, observado desde 2006. Esse foi o grande salto no desenvolvimento do mercado fotovoltaico no mundo.
Sim. O sistema de geração pode ser instalado para reduzir várias contas desde que associadas em um mesmo CPF ou CNPJ. Por exemplo, o consumidor pode reduzir as contas de seu apartamento, sua casa na praia, sua casa no campo, desde que estejam localizadas no mesmo Estado e todas as contas estejam com o mesmo CPF ou CNPJ.
Pode no telhado ou em uma área livre da galeria. No dimensionamento deverá ser observado o sombreamento dos edifícios e arvores existentes nas proximidades. Esses sombreamentos podem reduzir a geração solar. As unidades da galeria que fazem parte do condomínio investiriam no sistema para abater as suas contas de energia. O proprietário da galeria permitiria instalar o sistema no telhado mediante pagamento de aluguel.
Os módulos fotovoltaicos utilizam a luz do sol para produzir energia. Mesmo que o dia esteja nublado, a luz do sol está presente, ainda com menor intensidade. Dessa forma, haverá uma redução da produção de energia quando comparado com um dia ensolarado. A energia solar fotovoltaica não funciona à noite, porém com o sistema conectado à rede concessionária (Neoenergia Pernambuco por exemplo), é fornecida a energia necessária para atender ao consumo durante a noite.
A manutenção não é cara, por meio de procedimentos simples de limpeza dos módulos para evitar interferência na produção de energia.
É recomendável limpar os módulos uma vez por ano, ou a cada seis meses, conforme as condições climáticas e atmosféricas do local, que vão causar maior ou menor acúmulo de sujeira. Locais com menor incidência de chuva ou índice elevado de poluição podem exigir limpeza mais frequente.
Não, porque pode danificar os módulos. Infelizmente nos deparamos com muitas instalações de geração solar realizadas por maus profissionais, despreparados e sem formação para o correto manuseio dos equipamentos.
O sistema de geração solar fotovoltaico pode operar por mais de 25 anos. A vida útil de geração de um módulo fotovoltaico é de 25 anos, prazo garantido pelas melhores fabricantes do mercado. Ao final desse período, um módulo pode estar gerando 80% da sua potência original, o que lhe garante ainda bons anos de uso pela frente.
O sistema poderá continuar operando além dos 25 anos.
A atual legislação não permite a comercialização ou permuta de energia para clientes supridos pelas concessionárias de energia, denominados clientes cativos.
Quando se dimensiona o sistema de geração fotovoltaica se considera todos os equipamentos elétricos existentes em uma instalação. Normalmente, não é econômico dimensionar um sistema para atender só parte dos equipamentos elétricos.
O prazo depende do tamanho do sistema. Em média, para sistemas de pequeno porte, o prazo é de 2 meses, para trâmites e instalação, podendo ser até menos.
O monitoramento da energia solar é feito diretamente pelo computador, tablet ou celular do usuário do sistema de geração. Para isso é necessário conectar o inversor à rede Wi-Fi do imóvel em que está instalado o sistema.
O primeiro passo é manter contato com uma empresa especializada que tenha conhecimento sobre o assunto e ofereça um pós-venda adequado.
O prazo de retorno do investimento de geração solar fotovoltaica é em média de 05 anos. Como os sistemas de geração solar fotovoltaica possuem mais de 25 anos de vida útil, com esse retorno do investimento, serão mais de 20 anos de energia barata.
Pode, desde que tenha um sistema solar associado a baterias ou uma geração térmica por meio de combustível fóssil. Atualmente é mais econômico considerar um sistema de geração solar conectado à rede da concessionária.
Pode por meio de baterias, que irão proporcionar a independência energética dos consumidores residenciais, associados a sistemas de geração fotovoltaico. Embora esses sistemas fotovoltaicos conectados à rede e com baterias de armazenamento já existam, chamados de sistemas híbridos, a sua utilização ainda é baixa, função do elevado preço das baterias.
O orçamento é realizado considerando o consumo de energia observado por meio das contas da concessionária (Neoenergia Pernambuco). O investimento na geração solar visa reduzir os valores pagos nessas contas, podendo essa redução chegar em até 95%. Recomenda-se a contratação de empresas especializadas para definir o adequando dimensionamento do sistema, com análise do posicionamento dos módulos fotovoltaicos, objetos que provoquem sombreamento como árvores, prédios vizinhos, antenas, objetos em cima da cobertura, dentre outros aspectos.
Pode sim. O sistema de geração fotovoltaica é modular e pode ser ampliado. Mas a expansão deve ser avaliada por uma empresa especializada.
O sombreamento sobre os módulos fotovoltaicos é o principal fator que reduzir a geração de energia solar. Outro aspecto importante é a sujeira nos módulos.
Existem várias linhas de crédito específicas para projetos de geração solar.
Valoriza sim. Um imóvel que tem seu próprio sistema de geração de energia solar agrega valor, que tende a aumentar com o passar do tempo função da redução da conta de energia.
Sim, o sistema pode ser retirado e instalado em outro local.
Pode sim, mas não é recomendável. O sistema de geração solar não é equivalente a um eletrodoméstico que é só comprar e ligar na tomada. O dimensionamento correto evita o sobre ou subdimensionamento do sistema, que implica em perdas financeiras, além de riscos elétricos, de danificação das instalações, de incêndio. É o barato que pode sair muito caro. Por isso, recomenda-se a contratação de empresas especializadas para um adequando dimensionamento do sistema, avaliando potenciais objetos que provoquem sombreamento como árvores, prédios vizinhos, antenas, objetos em cima da cobertura, dentre outros aspectos.
Sim, no dimensionamento do sistema de geração solar deve ser avaliado o peso sobre a estrutura do telhado. Normalmente, os telhados suportam o peso, mas é preciso uma avaliação de um especialista.
O peso dos módulos fotovoltaicos varia com a sua potência. Módulos com potência de 450Wp pesam em torno de 24kg e módulos maiores, com potência 660Wp, pesam mais que 37kg.
O tamanho dos módulos fotovoltaicos varia com a sua potência. Módulos com potência de 450Wp tem comprimento médio de 2,1m e largura de 1,05m. Módulos com potência de 660Wp tem comprimento de 2,4m e largura de 1,3 m. A espessura média dos módulos é de 3,5cm.
O dimensionamento adequado de um sistema de geração solar permite obter a melhor solução para o cliente, considerando o seu de consumo, possibilitando o melhor retorno do investimento realizado. Esse dimensionamento leva em consideração o perfil de consumo, a localização e posicionamento dos módulos fotovoltaicos, a escolha dos equipamentos. É fundamental contar com o suporte de uma empresa especializada para o adequado dimensionamento, para a instalação, para a autorização da concessionária e operação do sistema, bem como o fornecimento suporte para financiamento. Além dos aspectos mencionados, é fundamental um bom pós-venda, porque se trata de um sistema complexo que precisa de acompanhamento e suporte para o cliente.
Existem vários riscos na instalação de um sistema solar sem o suporte de um profissional. Dentre eles se destacam: posicionamento errado dos módulos diminui a produção da energia gerada; riscos de acidentes e de choque elétrico; dificuldades de obtenção da autorização da concessionária para início da operação do sistema; risco de incêndio e perda da garantia dos equipamentos.
kWh e kWp são unidades de medida que correspondem a Quilowatt-hora e Quilowatt pico, respectivamente. kWh é uma medida de energia. Se um módulo fotovoltaico produzir continuamente um total 1kW por um período de 60 minutos, então terá produzido um kWh de energia. A conta de energia da concessionária (Neoenergia Pernambuco) apresenta o consumo da unidade no período de medição, em média de 30 dias, em kWh. Wp (Watt-pico) é a unidade de potência de saída de uma célula, módulo ou gerador fotovoltaico, considerando as condições padrão de teste. Os módulos fotovoltaicos podem variar em potência de acordo com a irradiação da luz solar. Um mesmo módulo pode gerar potências diferentes durante o dia. O Watt-pico representa a capacidade máxima do módulo sob condições ideais de funcionamento.
A conta de uma unidade residencial, por exemplo, a apresenta o consumo em kWh obtido no período de leitura (data anterior e atual). Com esse consumo a concessionaria (Neoenergia Pernambuco) aplica os valores da tarifa para a classe de consumo, determinadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para determinar o valor a ser cobrado em reais. A esse valor é acrescido a bandeira tarifária vigente no mês e a contribuição de iluminação pública, calculada em função do consumo.
Pode ser instalado um sistema de geração solar na área do condomínio, que pode ser utilizado por cada unidade individualizada e para atendimento das áreas de uso comum, constituindo uma unidade consumidora distinta, desde que as unidades consumidoras estejam localizadas em uma mesma propriedade ou em propriedades contíguas, sendo vedada a utilização de vias públicas, de passagem aérea ou subterrânea e de propriedades de terceiros não integrantes do empreendimento.
Sim, desde que o telhado do posto suporte o peso do sistema. Deve ser realizada uma avaliação da estrutura por um especialista. É possível também usar os módulos fotovoltaicos como cobertura (telhado) do próprio posto de combustível, do estacionamento ou da área de deck da loja de conveniência.
Depende. A intensidade da radiação solar que atinge os módulos fotovoltaicos é afetada pela sua localização, pela sua posição relativa ao sol, época do ano e condições meteorológicas. Para sistemas de menor porte, como os residenciais por exemplo, o dimensionamento dos sistemas fotovoltaicos é realizado por meio de programas de simulação que utilizam métodos computacionais para sintetizar sequencias de dados de radiação solar em intervalos horários a partir de dados geográficos e de informações sobre a radiação solar em média mensal. Para sistemas fotovoltaicos de grande porte (usina solar) é necessário realizar medições detalhadas no local da instalação, por um período de pelo menos de 01 ano.
A utilização das fachadas um sistema de geração solar implica em uma produção de energia menor, devido à redução significativa da irradiação, podendo não ser economicamente viável. A radiação solar é sempre maior numa área que se estende perpendicularmente em relação aos raios solares, do que numa área horizontal das mesmas dimensões.
Sim, deve-se elaborar um contrato específico para fins de instalação de geração solar fotovoltaica no telhado, com pagamento mensal do aluguel.
Os consumidores cativos de energia não podem negociar o preço a ser pago e devem seguir os valores estabelecidos pelas concessionárias da região, enquanto os consumidores livres podem fazer as negociações diretamente com as empresas geradoras ou comercializadoras de energia.
A fazenda solar são grandes áreas com módulos fotovoltaicos destinados à venda ou aluguel de lotes de painéis solares para pessoas e empresas para reduzir a conta de energia sem um sistema próprio.
Os consumidores residenciais ou de pequeno porte são considerados cativos e não podem comprar energia. O que é permitido é alugar cotas de uma fazenda solar para possibilitar a redução da conta de energia. Essa redução da conta de energia é da ordem de 15%.
Uma usina solar é uma grande central de geração que utiliza o potencial do sol para gerar energia elétrica. Existem dois tipos: as usinas fotovoltaicas e as usinas termossolares. Apesar de ambas utilizarem a mesma fonte, os processos de conversão de energia realizados por elas são diferentes.
Sim, o dimensionamento do sistema geração solar deve ser integrada a ações de eficiência energética. O consumo de energia elétrica pode ser reduzido com essas ações sem significar diminuição da qualidade ou renunciar a um conforto. Alguns pequenos investimentos ou mudanças de comportamento resultam em redução do desperdício e do valor da conta de energia. Os eletrodomésticos, geladeira, ar-condicionado, chuveiro elétrico, máquina de lavar, micro-ondas, ferro elétrico, são os equipamentos que representam a maior parte do consumo de energia de uma residência. Além de buscar a aquisição de equipamentos mais eficientes, deve-se também associar hábitos adequados ao uso desses equipamentos
Sim, pode por meio de um sistema com coletores solar que utilizam o calor do sol para aquecer a água. Para manter na residência a água aquecida é utilizado um reservatório térmico (boiler). No caso de uma piscina, ela atua como o reservatório.
O sistema vai funcionar normalmente e gerar créditos de energia que poderão ser utilizados para compensar os períodos de maior consumo.
Tem que pagar à concessionária de energia o custo da disponibilidade da rede. O custo de disponibilidade é uma quantidade mínima de energia que todo consumidor residencial de energia elétrica deve pagar mensalmente a concessionária de energia por estar conectado à rede. É um valor que remunera a concessionária por disponibilizar a energia elétrica para as residências, mesmo sem haver consumo.